CÂMARA CEDE ESPAÇO PARA SECRETARIA DE SAÚDE PRESTAR INFORMAÇÕES ACERCA DA DOENÇA LEISHMANIOSE

#Saúde POR JOSUEL ALENCAR 04 DE NOVEMBRO DE 2021

Durante a 44ª Sessão Ordinária desta Casa, realizada nesta quinta-feira (04), membros da Secretaria Municipal de Saúde utilizaram-se da Tribuna Livre para fornecer informações à população acerca da doença Leishmaniose Visceral, comumente conhecida como Calazar. Na ocasião, estiveram presentes para disseminação de informações a Procuradora do Munícipio, o Coordenador do Núcleo Epidemiológico, a Coordenadora da Vigilância Sanitária, o Coordenador Epidemiológico e a Secretária Municipal de Saúde.

Dentre as inúmeras informações prestadas, a equipe de Saúde informou que o Município realizou recentemente uma pesquisa de campo onde foi coletada informações a respeito de todos os bairros de Governador Nunes Freire. Foi informado, ainda, que este ano os profissionais responsáveis pelo diagnóstico, prevenção e combate à Leishmaniose receberam treinamento especializado no que tange à doença e que atualmente estudam medidas para evitar o surgimento de novos casos.

Duas moradoras do bairro Boás que perderam um ente querido em decorrência da Leishmaniose, fizeram uso da Tribuna Livre para cobrar do Munícipio medidas de prevenção à doença.

A Secretária Municipal de Saúde Ângela Rabelo prestou condolências às moradoras e aos demais familiares da vítima, garantiu que a Secretaria de Saúde não mede esforços para o combate à Leishmaniose e que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas.

No expediente do dia, o atual Presidente Vereador Valderly Pereira da Silva (PSDB) encaminhou à secretaria desta Casa o Projeto de Resolução nº 06/2021, que dispõe sobre a modificação do procedimento de julgamento das contas do Chefe do Executivo e dá outras providências. O referido Projeto foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça para a emissão de Parecer Técnico. O Vereador teve aprovada a Indicação nº 231/2021, que requer instituição de uma Secretaria da Mulher na nova estrutura administrativa de Governador Nunes Freire.

O Vereador Felipe Silva de Alencar (PTB) teve aprovada a Indicação nº 232/2021, que solicita a recuperação incluindo raspagem e pavimentação do trecho conhecido como "estrada da água branca", localizado entre os povoados C. R. Almeida e Vila União; e Indicação nº 233/2021, que solicita a recuperação da estrada do Povoado Zé do Brejo até o Povoado Mãe Rita, incluindo serviço de terraplanagem.

Priorizando o progresso do município e o bem-estar da comunidade Nunesfreirense, os Vereadores aprovaram por unanimidade todas as Indicações citadas anteriormente.