Vereadores participaram de Audiência Pública que apresentou o Orçamento Participativo 2022

#Planejamento POR JOSUEL ALENCAR 21 DE JUNHO DE 2022

Nesta terça-feira (21), os vereadores Antônio Lima (PSDB), Gilvan Duarte (PSB), João Costa (AVANTE) e o atual presidente da Câmara, Valderly Pereira, participaram de uma importante Audiência Pública acerca do Orçamento Participativo 2022. A Audiência foi realizada pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, com o apoio da prefeitura de Governador Nunes Freire. O evento foi ministrado pela secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Nilce Cardoso, juntamente com a secretária de Estado de Planejamento e Orçamento, Rosa Freire, e pelo secretário adjunto de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Jonatas Galvão, que representou o Governador Carlos Brandão. Foram abordados 5 (cinco) temas: Enfrentamento das injustiças sociais, Ciência, Tecnologia e Inovação, Desenvolvimento Econômico, Meio ambiente e Infraestrutura. Após discussão dessas temáticas, os presentes Indicaram Políticas Públicas para serem analisadas pelo Governo Estadual. Após aprovação, tais políticas deverão ser implementadas no próximo ano.

Na ocasião, estiveram presentes o secretário de governo, Paulo Marinho, representante do prefeito Josimar da Serraria, a primeira-dama Ângela Guida, a secretária de Educação, Nildemar Lago, a secretária de Saúde, Ângela Rabelo, dentre outras autoridades municipais e regionais. Também participaram deste momento alunos de Governador Nunes Freire, e o senhor Antônio Cecílio, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além do padre Raimundo Nonato e demais membros da comunidade.

Durante seu discurso no evento, o atual presidente da Câmara, Valderly Pereira, externou sua satisfação ao ver a democracia sendo exercida, e enfatizou que é direito básico da população participar dos processos de aplicação dos recursos públicos.

O Orçamento Participativo é um dos instrumentos mais eficazes à disposição do povo, pois permite que os cidadãos possam participar efetivamente da tomada de decisão do Poder Público, com a possibilidade de indicar quais ações devem ser priorizadas.